
"Athanasius Kircher quadrinhista!", será que no futuro esta brincadeira vai ser clássica? É sério. O artigo faz parte da tese dos autores, 'uma máquina maravilhosa', sua comercialização,

E agora a conmemoração inesperada... 150 Anos da Historieta espanhola! [link]--> El bilbaíno Víctor Aparicio Landaluze, pionero del cómic español en cuba (UNIVERSIDAD DE DEUSTO, SAN SEBASTIÁN, VII-2004) .
Um texto teórico do investigador Manuel Barrero no que examina a obra de Víctor Patricio Landaluze na imprensa satírica cubana e o desenvolvimento e as origens da Historieta da época. Eumeraçao de antecedentes nas primeiras historietas e "protohistorietas" segundo diferentes investigações, formas de difusão, originalidade da estructura que conforman imagens e textos na obra.
Roteiros e desenhos: Andrés Martínez de León.
Editorial: Viaje a Bizancio Edidiones.
Data de publicação: 2008.
[Álbum 27x19, 64 páginas, preto e branco, capa dura. Introdução do historiador e crítico dos quadradinhos Antonio Martín.]
Um novo milagre da editorial Viaje a Bizancio, a restauração e publicação do primeiro "comic-libro moderno español" (foi publicado em 1926). Folclore, touros e toureiros, história urbana e social, em resumo, um importante trecho da História da Historieta. Velhas, mais ainda diertidas:

Andrés Martínez de León []--> Tebeosfera Martínez de León. Humor gráfico en la Guerra civil y bajo el franquismo. (TEBEOSFERA, SEVILLA, 01-XII-2008) Manuel Barrero.

Mais quadrinhos []--> Nilson, o guerrilheiro do cartum